segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

                            Então é Natal...

          O Papai Noel chegou na escola Miguel Couto para alegrar as crianças!!!










         Noite de Workshop de avaliação   


    Na noite do dia 16/12/2015, realizei mais um Workshop de avaliação! Uma banca maravilhosa. Fui avaliada pela nossa excelente professora Darli, que durante o semestre ministrou a disciplina de fundamentos da Alfabetização, e pelo nosso querido tutor Glauber.
      Uma noite inesquecível de trocas e aprendizagens, com certeza aprendo muito nestes momentos. Quando se aproxima o fim do semestre, e penso que tenho que começar a preparar minha apresentação, sinto-me insegura, desconfortável, porém após concluir, a satisfação é muito grande em ter participado de um momento tão especial!
   Acredito ter atingido os objetivos propostos pelo curso neste semestre, agora é esperar pelo resultado do desempenho!



quinta-feira, 10 de dezembro de 2015


Workshop de Avaliação

             Mais um semestre chegando ao fim! Quantas horas dedicadas aos estudos, as leituras e participações nos fóruns de aprendizagem...
      Depois da primeira etapa concluída, ou seja, o relatório enviado, é com muita ansiedade que espero pelo feedback dos tutores e professores, espero também que seja positivo!!! 
          Apesar do cansaço de final de ano, estou muito feliz por estar realizando mais esse workshop.
          Então que venha o grande dia! 
          Dia 16, dia de workshop de avaliação!





sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A importância do brincar na Infância e na Educação Infantil
                                     
Acredito não apenas na importância do brincar, como também proporcioná-lo às crianças.
A partir das brincadeiras as crianças se relacionam com o mundo, produzem cultura. Por meio das brincadeiras as crianças se comunicam com o ambiente, se expressam culturalmente.
Através do brincar, do se deslocar, a criança cria possibilidades, movimento, desperta-se para o mundo.
Para Piaget, as características do brincar diferem de acordo com as faixas etárias. Ele descobriu que, enquanto os menores fazem descobertas com experimentações e atividades repetitivas, os maiores lidam com o desfio de compreender o outro e traçar regras comuns para as brincadeiras.
Já Vygotsky, aponta que a produção de cultura depende de processos interpessoais. Ou seja, não cabe apenas ao desenvolvimento de um indivíduo, mas às relações dentro de um grupo. Por isso destacou a importância do professor como mediador e responsável por ampliar o repertório cultural das crianças. Consciente de que elas se comunicam pelo brincar, Vygotsky considerou uma intervenção positiva a apresentação de novas brincadeiras e de instrumentos para enriquecê-las.
É com saudade que lembro da minha infância. Brinquei muito, tive a oportunidade de correr com outras crianças na rua e aproveitar ao máximo a fase mágica da infância. Não tinha uma brincadeira favorita, era uma criança que gostava e se adaptava a todas as brincadeiras. Lembro-me que sentia uma enorme satisfação de liberdade, de prazer em brincar em um “campo” que ficava em frente à minha casa. Meus pais me observavam de casa mesmo, sentia-me segura, aquele lugar para mim era mágico. Lá fui bruxa, cozinheira, policial, motorista, professora, “mamãe”... Lá todas as possibilidades que a imaginação fértil e colorida que aquela idade e fase pudessem me proporcionar era vivido e brincado com toda a intensidade que só uma criança tem e entende.
Com isso, penso na importância do papel que a escola tem em desenvolver autonomia na turma, nas crianças. Possibilitar aos pequenos, atividades que permitam com que se descubram, atividades desafiadoras, de intervenções que venham a colocar nossos alunos em papel de produtores, construtores de aproveitadores de seu tempo.







quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica
Manifesto dos Educadores e Educadoras Brasileiras do séc. XXI

           Muito interessante a leitura do resumo do Manifesto dos Educadores e Educadoras Brasileiras do séc. XXI. Quero compartilhar aqui neste espaço, o poema que construímos. Trabalhamos juntas na mesma escola, no município de Nova Santa Rita e, agora além de colegas de trabalho somos colegas na universidade, UFRGS. Nos sensibilizamos com a atividade proposta, a leitura logo nos remeteu a criarmos um poema, como forma de entendimento e estudo da tarefa. 
         Acreditamos que com essas palavras, conseguimos traduzir um pouco do passado, presente e o futuro, desta profissão tão importante, tão apaixonante...

              MANIFESTO
Alunas: Anna Caroline Gugiel Gomes, Luciane Nunes Lopa de Oliveira e Veridiana Biscarra Oliveira

Que profissão é essa?
Todas as pessoas escolarizadas passam por nós
Todos os dias temos encontros marcados
Tecendo uma teia infinita de saberes
Olhos brilhantes e enfileirados
Aguardam a voz do professor
 Soar como uma melodia
Numa sala desgastada e marcada pelo estudo
Reflexo de um passado de muita glória
Quando a sociedade dizia: professor é tudo
Que profissão é essa?
Todos exigem, cobram e prometem
Dizem que somos importantes
Na hora de fazer a diferença
Poucos se comprometem
Que sociedade falha e injusta
Machuca nosso orgulho e fere nossa crença
Eis que aqui estamos, buscando resposta à questão:
Que profissão é essa?
Outrora tínhamos, éramos o poder
Que sociedade falha e injusta
A frieza e a falta de comprometimento com os profissionais antes santificados
Outrora valorizados
 Acaba por gerar sentimentos de quase impotência
Quase ausência
Ausência da doçura
Na mente e no coração, a angústia da questão
Que profissão é essa?
No entanto, nossa força, nosso passado de glória é lembrado
Em meio a dor e ao orgulho ferido
Essa profissão antes valorizada
Terá novamente sua importância reconhecida, aplaudida?
Cada educador carrega consigo a nobreza e a bravura de seus antepassados
Lembranças de um passado de glória desejamos alcançar
Prosseguir firmes nesta estrada, nesta direção
Atingir nosso objetivo, nosso lema e juramento
Onde olhos brilhantes, constroem saberes e
Esperam pela melodia das nossas vozes...
Que profissão é essa?
Que segue,
Apesar das dificuldades
Tentando fazer o melhor para cada individuo
Que por ele passa.
Que profissão é essa?
Que tem o futuro em suas mãos
Embora seu próprio futuro seja incerto.



terça-feira, 17 de novembro de 2015


Freud e a Psicanálise

          As teorias de Freud despertaram-me muito interesse. Estou adorando as aulas.
         Quantas novidades, aprendizagens, acerca de assuntos tão importantes. Ter a oportunidade de aprender, compreender melhor os alunos e suas necessidades, bem como seu desenvolvimento, psíquico, emocional e cognitivo. Entende-se que tudo está interligado. Cada etapa da vida de um indivíduo é marcada por fases.
          Para nós, professores, é muito importante estudarmos sobre teorias que marcaram a história da psicanálise.






















quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Festa das Crianças e Halloween

          Em virtude da forte chuva de granizo que atingiu nossa escola na noite do dia 15-10-2015, foi cancelada a festa em comemoração ao dia das crianças. Havia publicado que seria uma festa "grande", para todos os alunos da escola, com brinquedos e atrações. Infelizmente, não foi possível pelos danos que nossa escola sofreu, assim como  muitas casas, inclusive de alunos, que ficaram desabrigados.
          Contudo, para que nossos queridos não passassem sem comemorar o seu dia, cada professor fez em sua própria sala de aula uma confraternização, onde puderam realizar algumas brincadeiras e jogos de socialização. Os alunos puderam ir fantasiados, com certeza foi uma tarde agradável, eles aproveitaram muito. 


























Erotização da infância

          Assunto e tema muito interessante, porém polêmico, na qual realizei trabalho de análise dentro da interdisciplina de Infâncias.
Vale lembrar que, é fundamental examinarmos não somente a educação que se dá dentro das instituições escolares, como também aquela que se desenvolve a partir de outros locais onde o conhecimento é produzido e veiculado.
          A criança, ao invés de absorver passivamente as informações disponíveis, atua como leitora e construtora de significados e conexões.
(SOUZA e SALGADO, 2008).




O sino de Anya

           Maravilhoso filme, recomendo!!!
         A verdadeira amizade é aquela que os amigos se impulsionam mutuamente a serem cada vez melhores.
       Anya lida com sua solidão colecionando sinos. Ela faz amizade com um menino de 12 anos, entregador. Ele ensina Anya a andar de bengala na rua e ela  o ensina Braile.
Eles deram forças um ao outro, para que pudessem perder o medo e ultrapassar as dificuldades que cada um enfrentava.


sábado, 10 de outubro de 2015


Projeto

Com seu filho na Escola sem Estresse

          O projeto elaborado em parceria com uma colega de trabalho, teve por objetivo promover a aproximação e a participação dos pais em uma atividade de pintura. Utilizamos como material para a pintura, gravuras, desenhos dos livros intitulados como antiestresse: Jardim Secreto e Floresta Encantada.             Nosso objetivo era de que a pintura fosse realizada em dupla, pais e filhos, em um momento de trocas, de proximidade e confiança.
               Para nossa satisfação, muitos pais compareceram à escola, na tarde chuvosa do dia 09/10/20-15, com muita disposição e alegria, acompanhados de seus filhos e munidos de muito material para colorir os trabalhos, assim como a disposição que era evidente em seus semblantes.
          A tarde transcorreu agradável, em alguns momentos a emoção tomou conta, alguns alunos, em meio a um sorteio de alguns "mimos", que compramos para acarinhar as mães e, alguns pais, que se fizeram presentes, puderam cantar, dizer algumas palavras para seus pais, os pais para seus filhos, um momento em que trocaram carinho e afeto, dizendo o quanto estavam felizes pela sua presença, assim como os pais disseram o quanto os filhos eram especiais em suas vidas e, que tudo o que eles faziam era pensando no seu bem-estar! Confesso que me emocionei em vários momentos, deixando que as lágrimas rolassem... O sentimento era de gratidão...
           Após o término do trabalho os pais puderam apreciar um chá, que foi servido para celebrar a belíssima tarde da qual todos puderam desfrutar!