segunda-feira, 27 de junho de 2016


Planejando um jogo - Ludicidade e Educação

Dança das cadeiras silábico


Realizei esse jogo na turma de uma colega, como não trabalho com turmas de alfabetização, fiz parceria com uma professora da escola em que trabalho. Acredito que ter esses momentos, a oportunidade de vivenciar outras realidades é fundamental, já que, nunca me senti preparada para trabalhar com turmas de alfabetização.
No último workshop de avaliação, em dezembro de 2015, comecei a repensar minhas possibilidades em ter uma turminha de alfabetização para trabalhar, afinal, depois de ter ingressado no curso, me sinto mais disposta a encarar esse desafio.
O jogo é semelhante ao da dança das cadeiras já conhecido de todos, porém, trabalhamos com a fixação das famílias silábicas. As fichas com as sílabas foram fixadas na cadeira, quando a música parasse os alunos deveriam retornar a cadeira de origem, reconhecendo a sílaba que havia iniciado o jogo. Houve também a variação em que a professora pediu que o aluno que estava sentado na cadeira com a sílaba BA, por exemplo, trocasse com aquele que estivesse sentado na cadeira com a sílaba DE e, assim sucessivamente.

Pude perceber com essa dinâmica, aqueles alunos que já reconhecem as famílias silábicas, realizando a atividade com rapidez, muitas vezes auxiliando aqueles que ainda estão em processo.












terça-feira, 14 de junho de 2016


Provocar a curiosidade










Não poderia deixar de postar aqui no blog esta reflexão. Realmente, a nós, professores, cabe esta tarefa: a de provocar, estimular e incentivar os alunos, provocando sua inteligência.
Depois de ter ingressado no curso de Pedagogia, entendo e trabalho com a importância desta afirmação. Somos estimuladores, deixemos que nossos alunos se expressem, brinquem com o conteúdo, descubram novas formas de aprender...
Brincando também se aprende!
Quem não gosta de aprender brincando?
Brincando fixamos o conteúdo, nos divertimos enquanto aprendemos. Confesso que estou muito mais convencida e confiante em trabalhar com jogos e atividades lúdicas.
Destaco aqui, a prazerosa aula da interdisciplina de Ludicidade, na qual brincamos e nos divertimos muito. Se, para nós professores, brincar é tão divertido e contagiante, imaginem para os alunos!
Trabalhamos com ritmo, sintonia, interação, grupo, coletividade, amizade, cooperação...Tantos temas foram e podem ser trabalhados e abordados de forma prazerosa.
Adorei a aula!
Estou adorando trabalhar com jogos e brincadeiras!



terça-feira, 7 de junho de 2016

Meio Ambiente



"Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja". - Chico Xavier




Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho.
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.
No Brasil ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.
Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente
Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os temas para o Dia Mundial do Meio Ambiente são uma maneira de dar ideias para atividades de conscientização das populações e de proteção do meio ambiente.
Atividades para o Dia do Meio Ambiente
  • Pinte um mural sobre a natureza;
  • Ajude a limpar uma praia;
  • Faça coisas com material reciclado.
  • Plante uma árvore ou um mini jardim em sua casa
  • Utilize materiais reciclados
  • Comece a separar o lixo para ser reciclado
  • Ajude a limpar um parque público

A escola entrando em ação

Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do município e o 3ºBSUP, meus alunos e eu fizemos uma caminhada até o Rio dos Sinos, que fica muito próximo da nossa escola. Lá coletamos os resíduos que se encontravam às margens e também na mata ciliar. Após a coleta dos resíduos, foram entregues mudas de árvores para os motoristas. O trânsito foi interrompido com o auxílio direto dos soldados do batalhão, assim como, por uma viatura da Polícia Rodoviária. Os alunos estavam muito felizes com o projeto, demonstrando empenho e dedicação com a proposta. Os alunos também entregaram aos motoristas panfletos explicativos sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, assim como, realizaram falas sobre práticas possíveis para a preservação. A conscientização aos motoristas foi feita exclusivamente pelos alunos, que estavam muito a vontade, dominando o assunto ao qual tinham se preparado durante o período de estudos do projeto.
Nossa manhã, apesar de muito fria, foi um sucesso!

Sentimos que fizemos nossa parte em prol de um mundo melhor! Esperamos que cada motorista que ali passou  tenha plantado sua muda de árvore, contribuindo assim para um planeta mais saudável, mais verde!!! 












































Este projeto foi realizado com a turma do 5º ano C da escola Miguel Couto, no município de Nova Santa Rita. As mudas de árvores fornecidas pela SMMA do município.