quinta-feira, 15 de dezembro de 2016


Projeto de Aprendizagem- Seminário Integrador

Como proposta de projeto, resolvemos escolher como tema de pesquisa a História do Perfume.
O assunto é muito amplo, podendo abrir um leque de possibilidades de pesquisa e diferentes opiniões.


Eu me perfumo para intensificar o que sou. Por isso não posso usar perfumes que me contrariem. Perfumar-se é uma sabedoria instintiva. É bom perfumar-se em segredo.

                                                         Clarice Lispector 




        Começamos a partir dos seguintes questionamentos.

A pergunta que norteia nosso trabalho é:
*Por que gostamos de perfume?
Em seguida, surgem muitos outros questionamentos entorno do assunto, como:

*Quais sensações o perfume desperta nas pessoas?
*Quando surgiu o perfume?
*Quais fragrâncias mais agradam as pessoas?
*Qual é a influência do perfume nas relações interpessoais?
*Qual é a composição das fragrâncias? 

Começamos nossa pesquisa visitando sites da internet, realizamos entrevista com um vendedor-representante de uma empresa de cosméticos e perfumaria em geral.
Entrevistamos também 5 mulheres, que responderam sobre gostos e preferências quanto ao perfume.

CURIOSIDADES

 Mitos e curiosidades a respeito dos perfumes


         Quem ama perfumes certamente já se deparou com alguma dúvida a respeito, afinal, há muitas lendas e mitos sobre os perfumes que provavelmente muitos de nós tomamos como reais, quando na verdade, não passam de crenças equivocadas, reforçadas pelo senso comum e pela disseminação “boca a boca”.

Pensando nisso, resolvemos ir a fundo e revelar para você leitor, alguns dos principais mitos acerca do tema, trazendo além das verdades algumas curiosidades relacionadas aos perfumes. Prepare-se para se surpreender agora.

         Quando se usa o mesmo perfume por bastante tempo não sentimos mais seu cheiro 
Um dos itens mais propagados pelas pessoas é aquele que diz que, ao se utilizar aquela fragrância preferida por muito tempo, se passa a nem perceber mais o cheiro exalado pelo perfume. Mito ou realidade?
VERDADE!Ao prolongar o uso de maneira contínua de determinado perfume, ocorre o que chamamos de saturação olfativa. Desta forma, a pessoa passa a não sentir mais o perfume, embora as outras pessoas sintam. Uma dica neste sentido é optar por diferentes perfumes para cada tipo de situação e contexto.A duração de um perfume está intimamente ligada à temperatura. Você já deve ter ouvido dizer por aí que a duração do perfume varia de acordo com os graus da temperatura. Acha que isso é verdade ou mais um boato apenas?
VERDADE! Quanto mais quente, menos o perfume durará na pele, haja vista que a transpiração do corpo aumenta, diminuindo assim a permanência da fragrância que tende a evaporar. Portanto, em dias de transpiração, opte por perfumes com notas orientais, ao invés das cítricas, por exemplo, pois elas irão durar mais tempo.

E aquela história de que existe fixador de fragrância? Não tem nem o que pensar, é claro que se trata de um MITO Algumas pessoas insistem em “vender” a ideia de que determinados perfumes possuem o acréscimo de um “fixador”, capaz de proporcionar a durabilidade da fragrância na pele. Na verdade, não há este elemento mágico que proporciona a durabilidade e fixação. O que existe é matéria-prima volátil, ou seja, que demora mais tempo para evaporar. Desta forma, uma boa opção para escolher um perfume com alto grau de durabilidade é investir em matérias-primas mais voláteis, como bergamota, sálvia, limão, entre outras.


         Dependendo do tipo de pele, o perfume importado soa diferente. Seria a pele responsável pela mudança de odor de um perfume, variando de acordo com o tipo da pele? É mesmo possível que o mesmo perfume possua diferentes cheiros?
VERDADE!


         Além da questão da pele, fatores como remédios que se costuma ingerir e até a alimentação, são capazes de influenciar no odor do perfume, o que justifica a variação de cheiros de um mesmo perfume, de acordo com quem está usando.


         Daí a dica de, antes de comprar um perfume igual ao da sua amiga, por exemplo, motivada pelo odor exalado por ele, fazer o teste na própria pele antes de comprar.


blog.smperfumes.com.br


Top 10 perfumes mais vendidos no mundo 

 

        O perfume é item fundamental como parte da composição do universo feminino, e bastante pessoal. Dessa forma, é interessante conhecer os perfumes mais vendidos no mundo, ou seja, aqueles que costumam mais agradar.
De acordo com a revista Claudia, que buscou informações com perfumistas, fabricantes e empresas internacionais de pesquisa, os 10 
perfumes mais vendidos no mundo, além de especiais, têm destaque pela qualidade encontrada.
O perfume pode ser considerado uma grande marca da personalidade e estilo pessoal, além de ser excelente opção para presentear as mulheres e agradar com as sensações daqueles que são os mais vendidos pelos diferentes países.

Fonte: 
http://top10mais.org/top-10-perfumes-mais-vendidos-mundo/#ixzz4SSgXoAeO

http://top10mais.org/top-10-perfumes-mais-vendidos-mundo/    

 http://blog.esteticafacil.com/revolucao-dos-aromas-como-surgiu-o-perfume/#.WE2ebLIrLIU

 


Essas e muitas outras curiosidades e descobertas no endereço abaixo:



Um comentário:

  1. Oi Veridiana. Nossa o Projeto de Aprendizagem de vocês é bem perfumado! Estar participando dessa experiência de desenvolver um Projeto de Aprendizagem está te motivando a pensar em teus alunos como sujeitos de suas próprias pesquisas? O que tu percebes? Gostaria de saber mais sobre isso. Segue escrevendo que estou te acompanhando. Abraço, Betynha ;0)

    ResponderExcluir