domingo, 28 de maio de 2017



Organização do Ensino Fundamental

Refletindo sobre a atividade da interdisciplina, concordo com a fala do professor Carlos Roberto Jamil Cury, duramente a Aula Inaugural da Faculdade de Educação da UFRGS, sobre o histórico, impasses e perspectivas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN). Ele afirma que “Mexer na LDBEN é abrir o campo para novos retrocessos”. Concordo com essa afirmação. Mesmo sendo precária, ainda nos dias de hoje, lutamos para que fatores da lei sejam cumpridos, dentro de escolas sucateadas, onde os professores se unem e buscam soluções para os diversos impasses que se apresentam no dia a dia. Infelizmente estamos vivendo tempos difíceis (situação política do nosso país) manobras, manipulações e mentiras... Com isso, receio que, havendo modificações na lei, essas seriam para melhor? Entendo que mudanças são necessárias, porém com a participação plena da sociedade, de forma democrática e reflexiva, que a meu ver não aconteceria no momento atual. Então, que os direitos conquistados até agora não sejam perdidos. Precisamos de melhorias, não de retrocessos! A escola é o lugar de se fazer pensar, de construir e fomentar mudanças.







Organização e Gestão da Educação

Refletindo sobre como gerir uma instituição de ensino.

 Sobre as questões voltadas às práticas escolares, considero que os principais elementos que estão voltados à gestão democrática escolar se apresentem de forma a caracterizá-la, no momento e na maneira de gerir essa instituição, onde se possibilite a participação, transparência, democracia e a equivalência entre decisões. Estendendo a reflexão para com a escola onde trabalho, afirmo que esses elementos estão presentes em nosso cotidiano. Temos um grupo muito bom de professores e equipe pedagógica, todos dispostos a dar o seu melhor, sempre pensando no aluno e no melhor para ele. A comunidade faz parte da escola. Atividades são pensadas, organizadas e desenvolvidas para que esses aspectos sejam verdadeiramente colocados em prática. 




Refletindo sobre os PAs

Ao realizar a atividade do PA no semestre anterior, pude comprovar, como aluna, o quão positivo e enriquecedor é trabalhar com projetos. Ao lançarmos perguntas e curiosidades, as dúvidas e as certezas foram surgindo, assim como os grupos se formando a partir das afinidades e interesses. Escolher o tema e fazer novas amizades durante a realização do trabalho, isso é o que move e incentiva a querer descobrir e ir mais além. A liberdade impulsiona a pesquisa, pois aprendi muito com a troca de informações e as pesquisas realizadas, considero que me tornei uma pesquisadora através do projeto. 





domingo, 7 de maio de 2017





O mundo adulto e o “amadurecimento”
A palavra “maturidade” deriva do etmo latim “maturus”, que vem de “mane”, quer dizer, “de manhã cedo”. O que caracteriza a personalidade madura é uma questão crucial para a Psicologia do Desenvolvimento. O conceito de maturidade é tirado da própria natureza e refere-se à evolução que chega ao fim previsto. Amadurecer é progredir em direção a uma meta.
A questão da maturidade foi o tema escolhido para trabalharmos na disciplina de Psicologia da Vida Adulta.
Nosso estudo esta voltado às diferenças entre os adultos (masculino X feminino) em diferentes idades e fases da vida. Convívio, conceitos, vivências, cultura, trabalho, tempo, família e todas as mudanças que ocorrem durante o período de vida de uma pessoa, bem como, outros fatores que definem ou caracterizam que ao chegar à vida adulta o indivíduo irá afirmar, ou se definir, como pleno ou em declínio, dependendo da fase ou períodos de ciclo vital que acredita se encaixar.
Reflexão e estudo acerca da juventude, vida adulta (jovem e média), coragem, virtude, crise da meia-idade, velhice, tornar-se avós, tempo, morte... São questões abordadas em nossa pesquisa, bem como, o processo de desenvolvimento, sem distinguir gênero.
Ao nos tornarmos adultos, nossas expectativas são muitas, assim como nossos compromissos e responsabilidades.
Mas, o que se espera de um indivíduo adulto?
Com certeza nossa pesquisa se estende por um caminho amplo e com diversificadas opiniões. Acredito ainda, que, hoje em dia, os “usos e costumes”, influenciam e tem estreita relação com essa questão.
Sobre o assunto, segue o link da Reportagem do Programa Domingo Espetacular sobre a chegada da Maturidade para homens e mulheres.

https://www.youtube.com/watch?v=--1rHkCp29Q