domingo, 7 de maio de 2017





O mundo adulto e o “amadurecimento”
A palavra “maturidade” deriva do etmo latim “maturus”, que vem de “mane”, quer dizer, “de manhã cedo”. O que caracteriza a personalidade madura é uma questão crucial para a Psicologia do Desenvolvimento. O conceito de maturidade é tirado da própria natureza e refere-se à evolução que chega ao fim previsto. Amadurecer é progredir em direção a uma meta.
A questão da maturidade foi o tema escolhido para trabalharmos na disciplina de Psicologia da Vida Adulta.
Nosso estudo esta voltado às diferenças entre os adultos (masculino X feminino) em diferentes idades e fases da vida. Convívio, conceitos, vivências, cultura, trabalho, tempo, família e todas as mudanças que ocorrem durante o período de vida de uma pessoa, bem como, outros fatores que definem ou caracterizam que ao chegar à vida adulta o indivíduo irá afirmar, ou se definir, como pleno ou em declínio, dependendo da fase ou períodos de ciclo vital que acredita se encaixar.
Reflexão e estudo acerca da juventude, vida adulta (jovem e média), coragem, virtude, crise da meia-idade, velhice, tornar-se avós, tempo, morte... São questões abordadas em nossa pesquisa, bem como, o processo de desenvolvimento, sem distinguir gênero.
Ao nos tornarmos adultos, nossas expectativas são muitas, assim como nossos compromissos e responsabilidades.
Mas, o que se espera de um indivíduo adulto?
Com certeza nossa pesquisa se estende por um caminho amplo e com diversificadas opiniões. Acredito ainda, que, hoje em dia, os “usos e costumes”, influenciam e tem estreita relação com essa questão.
Sobre o assunto, segue o link da Reportagem do Programa Domingo Espetacular sobre a chegada da Maturidade para homens e mulheres.

https://www.youtube.com/watch?v=--1rHkCp29Q





Um comentário:

  1. Aluna, fiquei curiosa em saber mais sobre o trabalho de vocês! Que interessante o assunto...
    Fraterno abraço, Raona Pohren
    Tutora EAD PEAD- Seminário Integrador

    ResponderExcluir