terça-feira, 11 de julho de 2017



Organização do Ensino Fundamental
Importante reflexão sobre conteúdo da interdisciplina: Avaliação




"A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para a melhor aprendizagem. O professor não deve ser responsável pelos alunos, mas comprometido com a aprendizagem. Isso ele só faz se estiver atento nas respostas, nas dificuldades e nos interesses de cada um, não se baseando na média do grupo”, afirma Jussara Hoffmann.
A partir desta afirmação, considero que a avaliação deva estar voltada para a importância do “Olhar para os nossos alunos, diferentemente apenas do Ver”. Acredito que seja essencial observar suas particularidades, habilidades e necessidades, bem como, dar vez aos alunos, ouvindo seus relatos, deixando que demonstrem aquilo que aprenderam ou gostariam de aprender, diferenciar cada um, suas potencialidades e dificuldades, sem rotular aqueles que não alcançaram ou obtiveram os mesmos resultados que outros, sem promover ou excluir. Conhecendo cada aluno, podemos pensar em diferentes caminhos que poderemos seguir para que efetivamente a aprendizagem aconteça e a avaliação se dê de forma significativa.
Penso que, avaliar deva ir além de sobrecarregar os alunos em semanas estressantes de provas, apontar aos alunos seus progressos e auxiliá-los em suas dificuldades, a partir de trabalhos e atividades que lhes chame a atenção e seja interessante, curioso e prazeroso. Outro ponto que acredito ser importante é a necessidade de fazer com que todos os alunos se sintam incluídos dentro da turma, que todos participem das atividades propostas e as realizem com determinação, onde o trabalho em equipe seja evidenciado e valorizado.



.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário