terça-feira, 11 de julho de 2017



             Fortalecendo a Gestão Democrática



Escrita Reflexiva/Reconstrutiva, sobre a leitura indicada, INSTÂNCIAS COLEGIADAS: ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA e, ainda, a partir das atividades que permearam a interdisciplina de Organização do Ensino Fundamental, afirmo que, estas, proporcionaram momentos voltados à troca de relatos, saberes, reflexões nos fóruns de aprendizagem e questionamentos que foram surgindo acerca do assunto, assim como o semestre, que foi extremamente produtivo, com o conteúdo voltado às nossas práticas e cotidiano, nos auxiliando na tomada de decisões, na busca por melhorias e avanços para todos. A partir dessas afirmações, entendo que, é de suma importância que se valorize e conheça o processo e as funções que cada membro dos colegiados exerça dentro de seu segmento, tais como: Gestão, Conselho Escolar, PPP, Grêmio Estudantil, entre outros, “entendemos que precisamos fortalecer a Gestão Democrática através de colegiados como Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil, tornando estes espaços realmente representativos e participativos, para uma política escolar mais justa nas nossas escolas”.
 Remetendo às atribuições dos líderes dos colegiados, espera-se que desenvolvam suas funções com ética, dignidade e acima de tudo respeito, pois é a partir da união desses segmentos e a parceria de todos que acontece a grande diferença dentro da comunidade escolar. A busca por uma gestão democrática acontece no momento em que os líderes reúnem-se e passam a pensar no aluno, sempre, e, no melhor para ele. Afirmo e considero como embasamento sustentado no referencial teórico e legislação vigente: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: maio de 2017.
Em entrevista realizada com a presidente do Conselho Escolar, destaco a importância e objetividades que permeiam a construção do Conselho Escolar, onde este é considerado um órgão colegiado representativo da Comunidade, que deve mobilizar, opinar, decidir e acompanhar a vida pedagógica, administrativa e financeira da escola, não tendo vínculo político-partidário, religioso, racial étnico ou de qualquer outra natureza, a não ser aquela que diz respeito diretamente à atividade educativa da escola, prevista no seu projeto pedagógico. Outro ponto importante é saber que o Conselho Escolar constitui-se dentro de um órgão máximo de deliberação, com isso, sua finalidade é efetivar a gestão democrática na forma de colegiado, promovendo a articulação entre os segmentos da comunidade escolar.
Quando a pauta da entrevista se voltou ao fato do Conselho ser atuante, e/ou ter conquistado melhorias e benfeitorias para a escola, a presidente acredita que por ser uma experiência nova no município e na escola, a primeira gestão não foi muito atuante.
Com isso, entendo e espero que esses colegiados hajam de forma clara e objetiva, que realmente tenham seus interesses voltados à participação e representação, almejando uma política escolar justa, transparente e atuante.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário