terça-feira, 19 de setembro de 2017



 Reflexão sobre Aprendizagem

Refletindo sobre as leituras indicadas e, valorizando a importância do assunto em questão, entendo que, todo o indivíduo possui uma bagagem de conhecimentos que não pode ser ignorada, sejam essas boas ou ruins, cabendo aos professores a tarefa de orientar e conduzir da melhor forma tudo o que foi observado, construído e adquirido ao longo da vida. No texto, Paulo Freire afirma que: "Um dos grandes pecados da escola é desconsiderar tudo com que a criança chega a ela. A escola decreta que antes dela não há nada". (Folha de São Paulo, 31.03.97).
 Sabemos que as crianças, chegam à escola, ansiosas para interagir e socializar, trocar conhecimentos e participar aos colegas e professores suas descobertas e aprendizagens. A liberdade de expressão e a oportunidade que é oferecida aos alunos nos momentos de troca e interação fazem com que a aprendizagem aconteça de forma única, descomplicada e atrativa. As crianças gostam de trabalhar em equipe e organizar suas ideias, somando e dividindo as certezas e dúvidas que vão surgindo durante a rotina da escola e até mesmo experiências pessoais, que muito podem vir a contribuir para a sua formação, auxiliando até mesmo aos professores, que ao dar a oportunidade de se expressarem, aprendem a lidar com suas particularidades, podendo entender melhor as dificuldades e anseios de seus alunos. 





Um comentário:

  1. Olá Veridiana!
    A temática desta postagem é de grande relevância para nossas reflexões, isto é, como a escola trabalha com aquilo que as crianças trazem de conhecimentos e informações externas a ela.
    Acredito que ainda surgirão muitas reflexões sobre este tema ao longo do semestre.
    Para qualificar esta postagem em termos de estrutura e escrita poderia ter citado quais foram as "leituras indicadas". Além disso, é importante que seja estabelecida uma clara relação entre o texto e as imagens inseridas e também sejam inseridas legendas para as mesmas.
    Abraço,
    Cátia

    ResponderExcluir