domingo, 3 de dezembro de 2017



Seminário Integrador VI

Emocionante escrever o texto para o workshop de avaliação do eixo VI tendo como base para reflexão uma história tão bonita, o filme: Como estrelas na Terra, toda a criança é especial.
Uma história de amor à profissão, de busca pelo desconhecido,  superação, amizade e reconhecimento. Muitos seriam os adjetivos para descrever esta bonita história, que é real e se repete muitas vezes em nossas salas de aula, nas casas dos nossos alunos. A incompreensão e a busca por respostas ainda estão presentes em nosso cotidiano escolar. Muitas escolas e profissionais não estão preparados para lidar e trabalhar com alunos especiais, porém, penso que o respeito por parte dos professores e um olhar mais atento e carinhoso podem ser o começo para entender às diferenças. Lançar mão de atividades diversificadas como forma de expressão, a arte, por exemplo, como no caso do filme, incentivar, mostrar que os problemas podem ser superados e que sua deficiência não os torna diferente dos outros.
 Acredito que na história, assim como na vida real, o que pode salvar nossos alunos não é a descoberta da dislexia ou outro tipo de deficiência, mas sim os novos métodos que podem e devem ser experimentados e utilizados pelo educador, fazendo com que esses alunos aprendam a lidar com suas diferenças, que possam se sentir incluídos nas atividades e rotinas escolares, bem como aceito e compreendido dentro de seus lares.



                                                                            




Nenhum comentário:

Postar um comentário