quinta-feira, 7 de abril de 2016


Ludicidade


       Primeira aula desta interdisciplina, 06-04-2016, comandada pelas queridas professoras Darli e Tania. Como não poderia ser diferente, uma aula maravilhosa, dinâmica e divertida.
       Novamente tivemos a oportunidade de resgatar a criança que existe dentro de nós. Na primeira parte da aula, assistimos dois vídeos, muito interessantes. No primeiro, crianças produziam seus próprios brinquedos, divertindo-se muito com eles. No segundo vídeo, o assunto era a importância do recreio na vida escolar das crianças.
         Conversamos e discutimos também sobre um poema, muito sensível, reflexivo e verdadeiro.
         Na segunda parte da noite, BRINCAMOS...
         A proposta era  de que brincássemos, sentíssemos o que as crianças sentem ao brincar. E, a sensação foi maravilhosa! Alegria, diversão, interação.
      A professora Darli nos apresentou três propostas de brincadeiras que podemos realizar com nossos alunos.  Deixar-se envolver pela magia do mundo infantil e das brincadeiras é muito bom!!!
Então, vamos BRINCAR MAIS.

Segue o link do primeiro vídeo que assistimos. Muito bom, vale a pena conferir!!!

https://www.youtube.com/results?search_query=natureza+brincante

        Com relação ao poema, no momento em que comecei a leitura, pensei logo na minha filha de cinco anos, na importância das brincadeiras, descobertas, construções, fantasias, medos, movimentos... tudo o que ela aprende hoje brincando, é, e será muito importante para o seu desenvolvimento. Para mim, este poema "disse" muito, pois me recordei de um fato que ocorreu com minha filha enquanto passeávamos.
       No mês passado, fomos ao shopping, caminhando por lá, ela encontrou  no chão da praça de alimentação uma espécie de semente. Parecia um noz, pegou com curiosidade e me perguntou se podia levar para o papai. Expliquei que fazia parte da decoração dos vasos de plantas, mas que naquele dia poderia levar sim. Fiquei encantada com sua inocência e ingenuidade em querer levar aquele objeto como lembrança para o pai. Depois, enquanto passeávamos pelo shopping, repetidas vezes ela me perguntou se a semente para o papai estava na sacola.  Quando chegamos em casa ela entregou o "presente" para o pai com muito entusiasmo e satisfação. Para ela aquele objeto era lindo e especial.
      Fiquei emocionada com aquele momento. Com certeza, as lembranças daquele  dia feliz, de descobertas, ficarão para sempre na sua memória. Como é bom fazer parte e contribuir na construção dessas memórias. 
        Com isso, penso na importância do nosso papel como educadores, em oportunizar momentos de ludicidade e encantamento, quando se trata de aprendizagem. Momentos que ficarão marcados na memória dos nossos alunos.
        E que sejam, então, registros e lembranças de um tempo feliz, o tempo em que eram crianças!
        Segue o poema.






Nenhum comentário:

Postar um comentário