sábado, 9 de fevereiro de 2019



Em junho de 2016, após a aula da interdisciplina de Ludicidade, realizei postagem sobre a dinâmica ocorrida na noite do encontro, na qual brincamos. Uma noite para refletir sobre nossas práticas em sala de aula, avaliar nossa metodologia, pelo menos foi assim que me senti, feliz por estar brincando com minhas colegas enquanto aprendia, construía conhecimento acerca da realidade escolar.
Penso que, se para mim foi divertido aprender brincando, me relacionar e socializar com meus colegas e professores, devo realizar atividades que proporcionem esse sentimento aos meus alunos, pois brincando também se aprende, e muito. Ao brincar, a criança desperta sua vontade em querer aprender, acontece à interação, aguça a curiosidade em construir sua aprendizagem. Entendo que nós, professores, necessitamos desse incentivo, assim como aconteceu nesta aula, para que não deixemos adormecidos à criança que existe em nós.
Ao compartilharmos dessas experiências, trocando e interagindo, nos colocamos no lugar do outro, entendemos suas angústias, partilhamos de suas ansiedades e compreendemos suas inquietudes. Somente através do contato e da socialização é que podemos entender e auxiliar de maneira significativa nossos alunos, para que se tornem verdadeiros construtores de seu conhecimento, para que nas aulas, não sejam apenas ouvintes, e sim participantes, que as aulas sejam laboratórios, que os alunos possam ser ativos nesse processo da busca pelo aprender e construir.




14/06/2016

Alfabetização, Literatura Infanto Juvenil, Ludicidade e Educação





Nenhum comentário:

Postar um comentário